16 de maio

A dedicação e o amor ao esporte de Eduardo Ugioni

Conheça a história do preparador físico da Seleção Brasileira Paralímpica de Futebol de 5

foam roller brasil s2

Eduardo Nart Ugioni é natural de Criciúma (SC), graduado em Educação Física e preparador físico da Seleção Brasileira Paralímpica de Futebol de 5. Acompanhe a história desse excelente profissional e sua evolução em prol do esporte.

Como você iniciou no esporte e quais modalidades costumava praticar na infância?

Iniciei no esporte com 7 anos, na escola onde estudei, fui convidado para jogar handebol nos jogos inter classes e como sempre gostei muito de esportes resolvi entrar e continuei até hoje no meio esportivo. Pratiquei handebol por mais de 10 anos, e fui jogador profissional de futebol por 3 anos.

Em que momento optou pela carreira de preparador físico?

Com a universidade veio o desejo de ser preparador físico e daí em diante dediquei a essa carreira. Os esportes são diferentes, mas para quem desejar se tornar um bom profissional a dinâmica de treinos é a mesma, o que altera são as valências específicas de cada modalidade e isso precisamos nos adaptar. Iniciei profissionalmente muito novo com 17 anos na parte física como auxiliar e passei por várias equipes e seleções até hoje, isso tudo só me ajudou a crescer cada vez mais, sempre com humildade e muito trabalho.

foam roller brasil b

Você também trabalhou na China, onde obteve títulos e realizações internacionais. Poderia nos contar como está o desenvolvimento do futebol no oriente?

Na Ásia o futsal e futebol tem crescido muito, não só na parte financeira, mas também em termos de organização. A tendência é se tornarem potências em alguns anos, caso sigam com o mesmo planejamento.

Quais os principais desafios de trabalhar com a seleção brasileira paralímpica de jogadores com deficiência visual?

O maior desafio em trabalhar na Seleção Brasileira de Futebol de 5 foi dar continuidade ao trabalho do Prof. Luís Felipe que vinha há 8 anos no comando da preparação física da seleção. Quanto ao trabalho me adaptei super rápido, são os melhores atletas do mundo e isso facilita o trabalho com eles. Os trabalhos são adaptados, mas tudo que é feito no convencional pode ser usado com eles, mas sempre com adaptações de uma forma que eles possa fazer.

Que benefícios você tem observado com a utilização do Foam Roller Brasil nos treinamentos dos jogadores?

O Foam Roller Brasil tem nos auxiliado muito nos trabalhos pré e pós treinos, e os atletas receberam muito bem. Podemos ter um ganho enorme em todas as valências com a liberação miofascial e o Foam Roller nos auxilia da melhor forma a alcançar nossos objetivos com um produto confortável, de ótima qualidade e que cumpre o que promete.

Vocês disputam o mundial de seleções em junho, o Brasil está entre os favoritos? Que outros times também irão brigar pelo título, na sua opinião? 

Temos o mundial em junho na Espanha, que vai ser um dos mais fortes de todos os tempos, mas estamos preparados e vamos lutar para defender o título. O Brasil sempre entra para ser favorito nas competições e estava a 11 anos sem perder uma competição. Oque veio a ocorrer na copa América em 2017. Mas favoritismo não garante título, precisamos treinar e trabalhar para colocar isso em quadra e posso dizer que estamos no caminho certo e bem preparados. Entre as seleções que estão como candidatas ao título além do Brasil, podemos destacar Argentina, Irã, China, Colômbia, Inglaterra, França e a Espanha. Nosso principal adversário é a Argentina, no clássico e que são as equipes atuais finalistas da última edição do mundial.

De uma forma geral, como está a expectativa da equipe para o mundial?

O mundial é sempre um desafio grande e representar nosso país é uma honra que todos querem e vencer é ainda melhor, então é atrás disso que vamos e consequentemente garantir vaga nas Paralimpíadas de Tokyo 2020. Contamos com a torcida de todos para que possamos voltar com o título. Na minha página do insta @eduardonartugioni estarei divulgando sempre durante o mundial com resultados, fotos, vídeos e notícias. Quem quiser acompanhar será bem vindo. Forte abraço!

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
banner, Matérias

Comentar

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *